UX Writer Porque Você Precisa Deste Designer no Time

Índice
1. O que é UX Writer
2. O que faz um UX Writer
3. O que o UX Writer não faz
4. UX Writer na equipe de design e produto
5. Tipos de conteúdo UX
6. Princípios de redação de UX
7. Resumo

  1. O que é UX Writer: UX Writer é um profissional de design de experiência de usuário que se concentra na escrita de textos, títulos, descrições, mensagens de interface, entre outros tipos de conteúdo, para ajudar os usuários a se sentirem orientados, compreendidos e conectados com a marca.

  2. O que faz um UX Writer: O UX Writer trabalha em estreita colaboração com a equipe de design e produto para criar conteúdo que seja claro, conciso e coerente, além de ajudar a guiar as decisões de design. Ele escreve conteúdo para interfaces digitais, como aplicativos, websites e sistemas, para melhorar a experiência do usuário.

  3. O que o UX Writer não faz: O UX Writer não é responsável por tomar decisões de design, nem é o principal responsável por testar a interface. Em vez disso, ele fornece a equipe de design com sugestões de conteúdo para ajudar a melhorar a experiência do usuário.

  4. UX Writer em uma equipe de design e produto: O UX Writer é parte integrante da equipe de design e produto, trabalhando em estreita colaboração com designers, desenvolvedores e outros profissionais para garantir que o conteúdo seja consistente com a estratégia de marca e os objetivos de negócios.

  5. Tipos de conteúdo UX: Os tipos de conteúdo UX incluem títulos, descrições, mensagens de erro, mensagens de confirmação, botões, legendas de imagem, entre outros.


    Os tipos de conteúdo UX incluem:
    – Microcopy: pequenos elementos de texto, como botões, títulos, legendas, alertas e mensagens de erro.
    – Conteúdo de interface: inclui instruções e diretrizes para ajudar os usuários a compreender e usar uma interface.
    – Conteúdo de suporte: inclui documentação técnica e recursos para ajudar os usuários a solucionar problemas.
    – Conteúdo de pesquisa: inclui resultados de pesquisas com usuários para informar decisões de design e produto.
    – Conteúdo de marca: inclui a mensagem e a voz da marca para reforçar a identidade da marca.


    Estes são alguns dos tipos mais comuns de conteúdo UX. O escopo específico de cada tipo pode variar dependendo do produto, mas em geral, estes tipos de conteúdo ajudam a guiar o usuário ao longo da experiência e a fornecer informações úteis para torná-la mais clara e fácil de usar.

    Os tipos específicos de conteúdo UX variam de acordo com o produto digital, mas, de modo geral, os tipos mais comuns de conteúdo UX incluem: Integração de usuários iniciantes; Rótulos de menu, rótulos de campo de formulário e listas Botões e chamadas para ação (CTAs); Rótulos de configurações; Ajuda contextual e dicas de ferramentas; Mensagens de confirmação; Mensagens de erro; Notas de segurança; Marketing no produto (por exemplo, anúncios pop-up); Cenários de conversa do chatbot; Avisos legais e isenções de responsabilidade.

    • Princípios de redação de UX: Os princípios de redação de UX incluem clareza, concisão, coerencia, empatia e orientação do usuário. O UX Writer deve seguir esses princípios para garantir que o conteúdo seja efetivo e ajude os usuários a alcançar seus objetivos.

    • Resumo: O UX Writer é um profissional importante que trabalha com a equipe de design e produto para escrever conteúdo claro e coerente para interfaces digitais. Ele segue princípios de redação de UX, como clareza e empatia, para ajudar os usuários a se sentirem orientados e conectados com a marca.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *