Menu
Tatuapé, São Paulo, SP
eu@feliphequeiroz.com
(11) 95550-5432

Kit essencial para seu projeto de Design UX

target experiencia do usuario exu ux

Kit essencial para seu projeto de Design UX

Projetos falham porque não há gerenciamento de projeto de design incluído. Muitas vezes, UX ou Design serão integrados para fazer parte de um projeto em um estágio, onde já é praticamente tarde demais. Devemos não apenas falar sobre o design da interface do usuário, mas também falar sobre o mapeamento das partes interessadas, solicitar os problemas certos, definir o melhor plano de caminho, incluir pesquisa, desenvolvimento e design. Para ser franco: Estamos vendo enormes desafios em projetos com gerentes de projetos que não possuem o know-how de processos de design.

ux strategy plan

Use um plano estratégico para começar seu projeto!

 

Para ajudar a resolver esse problema e fornecer suporte, desenvolvemos o plano UX & Design Strategy, que compreende o que um gerente de projeto deve saber antes de iniciar um projeto. Essas questões precisam ser respondidas primeiro por todos os meios.

 

1.) Qual é o projeto?

Você precisa de Design Management em todos os projetos? Design de Serviços, Design de Hardware, Design de Software, Marketing, Comércio Eletrônico… Então, como você pode ver, Design & UX tem uma função transversal considerável. De fato, você precisará disso em 80% dos seus projetos. Você tem um gerente de design ou um gerente de UX em 80% dos seus projetos?

 

2.) Gerente de Projetos

Isso é normalmente uma pergunta fácil. Qual é o nome do seu UX ou Design Manager? Quem é o responsável por isto? Essa pessoa deve saber tudo sobre diferentes processos de design, deve estimar o esforço e deve projetar o método de uma estratégia de UX apropriada.

 

3.) Suporte UX

Você consegue gerenciar todo o esforço com força humana interna ou também precisa de mão de obra externa? Se você não tem um especialista em UX interno, faz sentido trabalhar com conhecimento externo. Eles trabalham em projetos diferentes e normalmente poderão ajudar com uma vasta experiência.

 

Eu sou um atleta de atletismo. Então, para ilustrar o que quero dizer, deixe-me desenhar essa comparação rápida:

Estou convencido de que você é um especialista. Vamos supor que você é realmente um dos melhores gerentes de projeto por aí. Então, na minha comparação, você é um campeão mundial de decatlo. Você pode jogar um dardo de 70 metros. Mas um campeão mundial treinado em uma única disciplina, o atual campeão mundial em dardo, pode alcançar distâncias de 20 a 40% mais do que você, porque ele é o especialista nessa disciplina. Você é um campeão, mas para design e UX, pergunte ao campeão em sua disciplina. Confie na experiência dos outros e, assim, construa seu próprio sucesso.

 

4.) Importância do Design & UX:

Qual a importância do Design e UX? É um processo ou produto do cliente final? Você quer vender o produto? É um serviço interno para uma quantidade enorme de pessoas ou apenas para menos pessoas? Você desenvolve um produto backend? Dependendo da sua estratégia, você deve decidir o quão importante é o Design e o UX para o seu projeto.

Normalmente você já sabe disso ou pode depender de alguns fatores. Mas este documento de Estratégia de Design é para o compromisso de todo o projeto.

 

5.) Valor do Design

Qual é o valor do design para o cliente neste projeto específico? É alto ou não? Poderia ser seu USP para todo o projeto?

 

6.) Visão do Produto

Sem uma visão de projeto, você acabará no caminho errado. Você deve incluir todas as estratégias e funcionalidades futuras em seus projetos. Claro que vamos começar pequeno e desenvolvê-lo pelos próximos 10 anos. Mas você tem que pensar sobre sua visão, então você não precisa começar a redesenhar completamente após 2 anos, porque você não pensou em todos os aspectos.

Também é importante para toda a comunicação da equipe. É muito mais fácil se sua equipe sabe qual é a visão do projeto e qual será a meta. A motivação é muito maior, do que se você mantivesse todo mundo adivinhando exatamente o que eles estão desenvolvendo e qual seria o escopo.

 

7.) Objetivos do projeto

Quais são os objetivos do seu projeto em detalhes? Estes serão também os principais indicadores de desempenho a serem observados. Por exemplo:

  • Com este projeto, aumentaremos a taxa de cliques para mais de 15% nos próximos dois anos.
  • Vamos aumentar o lucro líquido para 500.000 em 5 anos.

 

 

8.) Mapa das Partes Interessadas

O mapa das partes interessadas é uma das ferramentas mais importantes no início de um projeto. Você definirá todos os grupos de usuários e pessoas que serão direta ou indiretamente parte do projeto. De pessoas que usarão seu sistema ou não usarão o sistema. E aqueles que podem influenciar seu projeto, assim como aqueles que não podem.

Depois de seu primeiro mapa das partes interessadas, você precisa decidir quais pessoas são importantes para o seu projeto e definir um mapa de atividades das partes interessadas. Por exemplo, suponhamos que você queira iniciar um projeto, mas sua equipe não sabe como trabalhar em conjunto em um processo criativo com designers. Assim, você tem que motivá-los com diferentes etapas, ou incluí-los em outros projetos para garantir que eles estejam dispostos a trabalhar com você neste projeto em harmonia, não em guerra.

-> Faça o download de um UXTB_Stakeholder_map

 

9.) Super Persona e Personas

Fora do mapa das partes interessadas, você definirá quem será o Super Persona, o principal grupo-alvo e quem serão suas personas. Isto deve ser decidido em conjunto com o seu tempo e deve apoiar a visão que você compartilhou anteriormente. Esta ferramenta é também para a comunicação da sua equipe e para avaliar todas as etapas do seu projeto, se você estiver indo na direção certa.

Também é importante definir seus não-personas. Então você sabe para quem você não está se desenvolvendo. Talvez seja o seu superior, que possa ter ideias muito específicas sobre como fazer isso ou um grupo-alvo específico.

 

10.) Timeline, KPI’s e Pontos de Saída

É claro que você deve conhecer sua linha do tempo ou definir a linha do tempo do seu projeto. Defina os KPIs internos e externos para medir seus serviços, processos e seu projeto. E no pior dos casos você tem que definir seus pontos de saída. Esse seria o ponto em que você para o projeto e reconhece que o projeto falhou.

Isso é importante, caso contrário, você trabalhará no projeto por anos e saberá que perderá muito dinheiro e nunca terá sucesso, porque seu projeto está morto.

Por favor, lembre-se: em algum momento não há nenhum ponto de retorno, não importa quanto tempo você vai tentar ressuscitar!

 

11.) Métodos

Em relação à sua linha do tempo e aos KPIs, quais métodos fazem sentido? Com que frequência você pode iterar e com que frequência você pode planejar estudos de usuários? É mais um projeto direto ou realmente aberto? Você tem dinheiro e mão de obra suficientes?

 

12.) UX / ritual de design

Defina um ritual de UX como uma reunião semanal, uma revisão do UX do mural do seu Research Guerilla, uma apresentação diária como no scrum ou algo criativo. Você tem que enfatizar a importância de seus projetos. Um ritual é realmente importante para os seres humanos permanecerem em um estágio motivado, para ouvir algo novo e é uma ótima oportunidade para discutir todas as falhas ou novas idéias em seu projeto.

 

Se você conhece todos os fatos da START Key, pode iniciar seu projeto.

Desejo muito sucesso em seus próximos projetos!

 

Hannes Robier

https://www.linkedin.com/in/hannesrobier/

 

Essentials to Kick-Start your Design / UX Project

Tags: melhores conferências UX , estratégia de design , gerenciamento de projetos , início do projeto , gerenciamento de usabilidade , UX , gestão UX , valor do design
No Comments

Post A Comment