Menu
Tatuapé, São Paulo, SP
eu@feliphequeiroz.com
(11) 95550-5432

WhatsApp agora é mais seguro

WhatsApp agora é mais seguro

Uma recente atualização do WhatsApp passou a identificar o uso de criptografia nas conversas pelo aplicativo, você não perceberá diferença em sua utilização, fique tranquilo. Todas as informações trocadas pelo WhatsApp serão “embaralhadas”, os algoritmos converterão os bits desses dados em uma determinada chave, autenticando seus utilizadores para conceder acesso as informações protegendo toda a comunicação. Desde 2014 as conversas eram criptografadas, mas nem todos os dispositivos móveis recebiam o recurso, como agora todos são compatíveis, o WhatsApp veio a público divulgar as novidades.

As mensagens enviadas para esta conversa e suas chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. - WhatsApp

Aviso do WhatsApp informando a criptografia nas conversas. (Imagem: Feliphe Queiróz)

Em algumas conversas é possível notar o aviso que agora surge na tela:  “As mensagens enviadas para esta conversa e suas chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta.”

Vale lembrar que o Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que no dia 17 de dezembro de 2015 a 1ª Vara Criminal de São Bernado do Campo intimou todas as operadoras a bloquear o aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. Por conta de uma determinação judicial, o WhatsApp não forneceu informações para uma investigação policial iniciada no ano de 2013 e por isso, forçou o suspensão temporária dos serviços, seguindo a lei do Marco Civil da internet. No mesmo dia uma decisão determinou o desbloqueio pelas operadoras de telefonia. Milhões de usuários foram prejudicados. Resultado: Negócios perdidos, mães preocupadas com filhos, familiares sem notícias, entre outros problemas nítidos que ocorrem com qualquer quebra na comunicação rápida e agíl desse serviço que é tão comum em nossas vidas. Consegue imaginar sua vida sem WhatsApp?

O WhatsApp faz uso da tecnologia SSL, assim como o meu site, verifique lá em cima na barra de endereçoshttps://” em verde, significa que os dados transmitidos nesta página estão seguros: Sua conexão com feliphequeiroz.com foi criptografada usando um pacote de criptografia moderno. A conexão usa a TLS 1.2. A conexão foi criptografada e autenticada utilizando AES_128_GCM e usa ECDHE_ECDSA como o mecanismo de troca de chave. Não entendeu nada não é mesmo? rsrsrs. Entenda:
O Transport Layer Security (TLS), [nota 1] assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados. https://pt.wikipedia.org/wiki/Transport_Layer_Security

 

Certificado SSL Recomendado pelo Google - Como obter um certificado?

Você oferece um site seguro para seus clientes?

Quando falamos em segurança e tecnologia web, escolher ativar um SSL em seu website transmite mais segurança para seus visitante. A maior vantagem do SSL é fornecer mais segurança para os usuários, e por isso, o Google através de seus algoritmos, identifica que um site com certificado SSL recebe um pequeno impulso no ranking de busca, um “leve sinal, muito leve” na classificação geral. Neste últimos anos o Google diz que o sinal https mostrou “resultados positivos” em termos de relevância e classificação nos resultados de pesquisa em sua página. Ainda mais importante para conseguir alcanças melhores resultados na busca é o conteúdo de alta qualidade, esse sim trará o retorno que você deseja em suas páginas na internet.
 
A história da criptografia é muito antiga, usada para transmissão de informações na guerra, evitando que o inimigo descobrissem as estratégias e qualquer mensagem valiosa nos campos de batalha, no amor com troca de mensagens amorosas, para que o pai da amada não descobrisse a relação, entre outros. O primeiro uso é datado de 1900 a.c., no Egito.

 

Por que eu preciso de SSL?

  • Ganhar vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável e legítimo;
  • Oferecer garantia para os seus consumidores que seus dados não serão adulterados ou forjados;
  • Garantir que os dados importantes dos seus consumidores trafeguem com segurança sob criptografia forte.

 

Quer uma ajuda com seu projeto web?
Entre em contato comigo via WhatsApp, telefone ou e-mail.
+55 (11) 95550-5432 “eu (@) feliphequeiroz.com”.

 

Entenda a atualização do WhatsApp.

 

WhatsApp logo

Privacidade e segurança estão em nosso DNA

Desde o primeiro momento, nós desenvolvemos o WhatsApp para ajudar você a manter contato com seus amigos, compartilhar informações vitais nos eventos de desastres naturais, reaproximar famílias que se separaram, ou a buscar por uma vida melhor. Alguns dos seus momentos mais pessoais são compartilhados através do WhatsApp, e é por isso que nós implementamos a criptografia de ponta-a-ponta nas últimas versões de nosso aplicativo. Quando criptografadas de ponta-a-ponta, suas mensagens, fotos, vídeos, mensagens de voz, documentos e ligações estão seguras e não cairão em mãos erradas.

Segurança padrão

A criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp está disponível quando você e as pessoas com as quais você conversa estão na versão mais recente do nosso aplicativo. Diferente da criptografia tradicional, a criptografia de ponta-a-ponta assegura que somente você e a pessoa com que você está se comunicando podem ler o que é enviado e ninguém mais, nem mesmo o WhatsApp. Suas mensagens são criptografadas com um cadeado único, onde somente você e a pessoa com quem você está conversando, possuem uma chave especial para abrir e ler a mensagem. E para uma proteção ainda maior, cada mensagem que você enviar possui um cadeado e uma chave. Suas mensagens são automaticamente criptografadas de ponta-a-ponta: não é necessário ativar configurações ou estabelecer conversas secretas especiais garantir a segurança de suas mensagens.

Fale livremente

A Chamada do WhatsApp lhe permite falar com seus amigos e familiares, mesmo que eles estejam em outro país. Assim como suas mensagens, a Chamada do WhatsApp é criptografada de ponta-a-ponta, logo o WhatsApp ou terceiros não poderão ouvi-lás.

Mensagens que ficam com você

Achamos que suas mensagens devem estar somente em suas mãos. É por isso que o WhatsApp não guarda suas mensagens após o envio ter sido feito, e além disso, a criptografia de ponta-a-ponta garante que o WhatsApp ou terceiros não poderão visualizá-las.

Veja você mesmo

O WhatsApp permite com que você verifique se as chamadas que você fizer e as mensagens que você enviar estão criptografadas de ponta-a-ponta. Você consegue encontrar este indicador ao acessar a tela de dados do contato ou dados do grupo.

Saiba dos detalhes

Leia aqui uma explicação técnica detalhada sobre a criptografia de ponta-a-ponta do WhatsApp, desenvolvida em colaboração com a Open Whisper Systems.

 

 

No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.